Um vestido florido, simples e rápido

segunda-feira, 13 de abril de 2020
marina ribacki, tecido, neoprene, upcycling, moda, costura

marina ribacki, tecido, neoprene, upcycling, moda, costura

TECIDO

Essa malha florida de um rosa chamativo com pinceladas de amarelo e variadas estampas animais certamente não estaria na minha lista de compras e de certo não ganharia meu coração em alguma eventual ida à loja de tecidos. Se precisasse elencar favoritos, diria que prefiro tecidos planos de uma cor só e é isso que meus olhos procuram – ainda que meu guarda-roupa não seja nem um pouco assim. Digo isso tudo para explicar que essa malha se encontra em minhas mãos porque vez ou outra recebo retalhos como presente desde que a informação de que costuro e faço moda se espalhou entre conhecidos. Sorte a minha!

Esse retalho veio com vários retalhos que um dia pertenceram a uma confecção, agora fechada, e provavelmente eram usados para a produção de leggings e derivados. É um neoprene de espessura fina que não marca no corpo e é fácil de trabalhar.

DESENHO E MODELAGEM

Quando o tecido é muito limitado (e nesse caso único e sem substituição, pois retalho), o design precisa mais que nunca levar em conta todas as medidas do pano em questão e do que se tem em mente como peça final, e nisso precisa haver um equilíbrio. Assim que bati o olho imaginei um vestido curto de mangas longas, porque esse é um tecido quente e vestidos para outono/inverno são uma falha no meu armário, mas logo que comecei a traçar o molde percebi que não caberiam as mangas que eu queria e por isso deixei até o cotovelo. A ideia também foi deixar o mais simples possível a silhueta para que não houvesse surpresas por falta de tecido nem que fosse difícil demais na hora da costura.

CORTE E COSTURA

Uma vez cortada todas as partes, quase tudo foi unido na máquina overlock. Essa é uma máquina que não curto usar em tecidos planos, mas funciona perfeitamente com a elasticidade que a malha precisa na hora de vestir. Os acabamentos das mangas, gola e barra foram feitos na máquina reta sem nenhum problema.

Por fim, fiz esse vídeo filmado em timelapse para mostrar todo o processo, desde o traçado da modelagem, o corte do tecido, a união das partes e acabamentos e enfim pronto para ser vestido.

0 comentários:

Postar um comentário

Back to Top